1
os 5 sentidos no design.
Durante a graduação de Desenho Industrial na PUC-Rio, os professores buscam desde os primeiros períodos provocar os alunos quanto ao real sentido e definição para a área do design atualmente. Dentre questionamentos e conversas, é consenso que podemos definir o design como "processo".
Quando afirmamos processo dizemos que muito mais que uma habilitação especializada, o profissional busca o melhor desempenho processual perante um determinado briefing, onde ele buscará o melhor resultado, independente ele de ser o melhor aparato tecnológico, a arte mais bela ou o objeto mais moderno.
Porém, como necessitamos deles para ler o mundo, o design usa e abusa dos 5 sentidos para atingir seu máximo desempenho, criando até mesmo resultados sinestésicos, que nos maravilham com experimentações criativas e divertidas que nos fazem ter a sensação de, por exemplo, ouvir um imagem.
Portanto, sem mais delongas, podemos observar abaixo alguns momentos onde nos maravilhamos com algumas obras sensoriais:
1.1 Museu Casa de Cora Coralina
Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira, além de doceira, e é considerada uma das mulheres mais importantes para a literatura nacional. Após sua morte, sua casa foi transformada em um museu que guarda suas memórias até hoje.
Este porém, não é mais apenas um frio museu cheio de móveis antigos e silêncio. Através dos corredores, é possível ouvir a própria Cora Coralina recitando seus poemas.
Pois imagine andar pelos corredores sendo guiado por poesias onde quer que você passe. As poesias vêm de instalações sonoras, caixas de som dispostas pela casa em locais estratégicos, até mesmo no jardim!
Essa é uma técnica já muito usada em exposições e galerias, dessa forma os ditos fazem os visitantes olharem mais profundamente dentro de cada obra ou objeto. O som traz, além de um estranhamento e curiosidade inicial, uma sensação de vida.
1.2 Essence
1.3 Make Music People Can See
Esse projeto construídos por estudantes consiste em uma tecnologia "vestível" que buscam transcrever a música através da luz. As luzes iluminam visualmente as composições musicais projetando formas geométricas e cores nos músicos e instrumentos onde tocavam.